Pantera Negra...

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quarta-feira, 10 de outubro de 2007

JOGO DA CADEIA ALIMENTAR

Procedimento

A classe deverá se dividida em 10 grupos.
Cada grupo deverá receber 5 jogos de fichas para a montagem das cadeias alimentares. Nas fichas os grupos encontrarão dados para que as cadeias possam ser montadas.
Cada grupo terá o tempo de 15 min para montar as cadeias.
O professor deverá sortear 5 dos 10 grupos para que cada um coloque na lousa 1 cadeia.
O professor deverá mencionar o componente DECOMPOSITOR nas cadeias.
Em seguida o professor deverá colocar para a classe as situações das fichas, mexendo nas cadeias quando necessário, e explicar o que acontece com as mesmas a partir destas mudanças.
Tendo as cadeias montadas na lousa, o professor deverá, então, conceituar e discutir a formação de uma teia com os alunos.
CADEIAS:
1. ALGAS -> ARTÊMIA -> TAINHA -> HOMEM
2. CAPIM -> GAFANHOTO -> SAPO -> BOIPEVA
3 TRIGO -> GAFANHOTO -> GALINHA -> RAPOSA
4 ALGAS -> LAMBARI -> TRAÍRA -> HOMEM
5. MILHO -> RATO SILVESTRE -> CORUJA -> GAVIÃO

Objetivos Ensinar ao aluno o conceito de teia e cadeia alimentar

Recomendações O professor deverá apresentar as fichas aos alunos antes de iniciar o
experimento orientar os alunos a ler com atenção as fichas para que consigam montar as cadeias;

verificar se as cadeias montadas pelos alunos estão corretas; caso contrário, deverá orientá-los nesse sentido.

As situações que serão apresentadas pelo professor têm cunho meramente ilustrativo, não devendo ser aprofundadas.


Duração 20 min

Situações SITUAÇÃO CONSEQUÊNCIA
1. Produtos químicos são lançados nos rios reduzindo a população de algas.
Mostrar que, diminuindo a população de algas, prejudicará os animais que a utilizam como alimento.

2. Inseticidas são lançados na região causando a morte de insetos, como: besouros, joaninhas, gafanhotos, grilos, borboletas etc.
Mostrar que, por exemplo, a diminuição dos grilos prejudicará os animais que o utilizam como alimento e ao mesmo tempo beneficiará o que serve de alimento para os grilos.

3. Uma seca muito forte prejudicou toda a vegetação da região.
Mostrar que com a seca diminuirá a quantidade de matéria vegetal disponível (produtores), afetando outros componentes da cadeia.

4. Diminuição da população de traíras, ocasionando uma proliferação exagerada de outros peixes (sua presa).
Mostrar que com o aumento dos peixes, a população de suas presas tenderá a diminuir.

Parasitas destruiram certas espécies de vegetais como, por exemplo, couve, milho, trigo e algodão.
Mostrar que, diminuindo os produtores (plantas), todos os outros componentes da cadeia serão prejudicados.

6. Uma indústria química lançou resíduos tóxicos nos rios da região, poluindo-os e ao solo, o que prejudicou toda flora e herbívoros do local.
Mostrar que, com a poluição do solo, os produtores serão prejudicados e conseqüentemente todos os outros componentes da cadeia.



Respostas
CRUZADA


1- Ser vivo que se alimenta de outra espécie: PREDADOR


2- Nome dado aos seres que causam algum prejuízo às plantações, predando ou parasitando-as: PRAGA


3- Conjunto de cadeias alimentares ligadas entre si: TEIA ALIMENTAR


4- Caminho que segue o alimento desde os produtores até os decompositores, passando pelos consumidores: CADEIA ALIMENTAR


5- Ser vivo que serve de alimento para outra espécie: PRESA


6- Inimigo natural de uma praga, utilizado para combatê-la: CONTROLADOR BIOLOGICO


7- Técnica que consiste em combater pragas através de inimigos naturais: CONTROLE BlOLÓGICO


Volta para roteiros da experimentoteca

Um comentário:

nana disse...

eu amei os dezaine de entrada se vcs puder mi enviar ficarei muito grata